Livro traz contribuição para o ensino da história da África

Multiciência 21 junho 2017

Inserir conteúdos referentes às culturas afrodescendentes no ensino fundamental I das escolas brasileiras ainda tem sido um desafio para os professores. Pensando em introduzir essas temáticas nos anos inciais do ensino fundamental (2° ao 5°), pesquisadores têm desenvolvidos livros a respeito do ensino da história, cultura afro-brasileira e africana. É o caso da pedagoga Eliane Boa Morte que, recentemente, lançou o livro “História da África nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Os Adinkra” para ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

Graduada em pedagogia com habilitação em orientação escolar pela UFBA e especialista em Alfabetização e Direitos Humanos, Histórias, Culturas Africanas e Afro-brasileiras, Eliane afirma que o livro é um material de apoio pedagógico que vai auxiliar professores das séries iniciais do ensino fundamental a abordarem as temáticas raciais. A autora declara que temas relacionados à África são discutidos apenas no segundo ciclo do ensino fundamental e superficialmente. “Eu procurei fazer um material de apoio pedagógico do professor para que ele pudesse ter metodologias e métodos para trabalhar a história da África nos anos iniciais, visto que esse tema do continente é visto nos anos finais do 6º ao 9º ano e somente pelos professores de história”, relatou.

Foto: Renlson da Silva
A autora defende que "os conteúdos de matriz étnico-racial negra e indígena deixem de ser meramente informativos e descontextualizados, para serem um instrumento político de reflexões, questionamentos e base da construção do conhecimento". No livro, são apresentados 84 símbolos/ideogramas Adinkra, articulando-os com o conteúdo do cotidiano escolar. Eliane propõe atividades articuladas com os diversos componentes curriculares, com indicações de leituras complementares e de aprofundamento. "Sem, contudo, apresentar atividades fechadas, prontas e acabadas", afirma.

Eliane diz que, apesar do livro não ter sido desenvolvido, exclusivamente, como material didático, mas como material temático de apoio pedagógico, ele deve ser inserido nas escolas, pois os professores, principalmente pedagogos, têm certa dificuldade em vincular e abordar o assunto, o que impede de trabalhar a Lei 10.639/03, que recomenda o ensino da história, cultura afro-brasileira e africana, com o público infantil. “Não é uma receita pronta, não é o conteúdo a ser dado, mas propostas de trabalho para que o professor tenha possibilidade de trabalhar essa temática pondo em vigor a Lei 10.639/03, consequentemente o professor trabalhando isso nessas áreas vai está diretamente impactando na vida do estudante” concluiu.

Para a diretora do departamento, Márcia Guena, o lançamento do livro de Eliane na cidade Juazeiro é de suma importância, pois o município ainda tem certa dificuldade em debater a cultura da África. Pesquisadora da cultura africana, Márcia considera que o material traz um conteúdo pertinente para auxiliar na construção social da população juazeirense. “É um tema necessário para a cidade de Juazeiro que tem uma implementação muito baixa dessa lei, uma compreensão muito a quem, do que a gente precisa. Então. a Uneb traz esse discurso e pretende interagir com o município trazendo autores como a Eliane que tem produzido material para pensar essa questão”, afirma Márcia Guena.

Leitura complementar: BOA MORTE, Eliane. História e Cultura da África nos anos iniciais do
Ensino Fundamental Historia y Cultura Africana en los primeros años de la escuela primaria. Texto apresentado no I ENICECULT - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo. Cachoeira, UFRB, 2017. Disponível em http://enicecultufrb.org/ocs/index.php/enicecult/Ienicecult/rt/printerFriendly/451/0


Por Renilson da Silva, repórter da Agência MultiCiência, com colaboração do Núcleo de Assessoria e Comunicação (NAC).