Relação entre mídia e suicídio é tema de Debate e Workshop na Uneb

Multiciência 19 maio 2017
Eventos vão abordar a cobertura jornalística na região e o que a exposição de detalhes desses casos pode provocar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, em 2015, que o suicídio mata mais jovens no mundo do que o vírus HIV. Em setembro de 2016, a OMS mostrou que o suicídio é um grave problema de saúde pública, responsável por uma morte a cada 40 segundos. Campanhas de conscientização, como o “Setembro Amarelo", têm o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, a partir da ampla divulgação de informações sobre o tema.

Contudo, as recentes coberturas jornalísticas a respeito de casos de suicídios no Vale do São Francisco revelam a necessidade de debatermos as convenções e os princípios éticos da profissão. Embora o direito à informação e à liberdade de imprensa estejam dentro da ética jornalística, profissionais da comunicação têm como responsabilidade preservar o direito à privacidade, à imagem e à honra das fontes. A divulgação de suicídios é um tema complexo, que necessita de reflexões específicas principalmente sobre o efeito contágio, conhecido como "efeito Werther", que se refere à exposição de detalhes desses casos e suas consequências.

Para discutir esse tema relevante, a coordenação do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Comissão Vida e Saúde da Uneb e o Núcleo de Prevenção de Suicídios do Vale do São Francisco promovem algumas atividades.

No dia 29 de maio, acontece a mesa redonda "Comportamento suicida e suas influências nos meios de comunicação", com a participação da coordenadora do Núcleo de Prevenção de Suicídios do Vale do São Francisco, Deise Fabiane Schmitz, e mediação da professora de comunicação Carla Paiva. Também participam do evento representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública. O debate será às 18h30, no Auditório Multimídia da Uneb.

Já no dia 1º de junho, será realizado o Workshop Mídia e Suicídio, com o estudo do Manual da Organizado Mundial de Saúde para profissionais da mídia atuarem na prevenção do suicídio e na cobertura jornalística sobre esses fatos. O evento também acontece no Auditório Multimídia da Uneb, a partir das 18h. As ações são abertas ao público e contam com o apoio do projeto Multiciência - Agência de Notícias da Uneb.