Todos podem fazer ciência

Multiciência 06 abril 2017
Venha do jeito que vier e traga o que quiser. Vista seu time do coração e sua roupa mais bonita. Pose de artista, músico, ator ou atriz. Experimente seu prato mais saboroso e faça um som. Não importa tua cor de pele, teus cabelos, sua orientação sexual, gênero ou seu jeito moderninho. Medite, pense: todos podem fazer ciência e você também.

A campanha Todos podem fazer Ciência é uma iniciativa da Agência de Notícias em CT&I - Ciência e Cultura, da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Faculdade de Educação (FACED) e integra o Programa Conhecimento Livre e Divulgação Científica (C_LIVRE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)  e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB – TVE e Rádio Educadora).

O objetivo é o incentivo às carreiras científicas dentro das Escolas de Ensino Médio da Bahia. Promover uma Ciência Cidadã e Aberta que inclua jovens e pesquisadores de diferentes crenças, ideologias e raças, fortalecendo a participação de negros e índios, é importante neste momento de grave crise nas Universidades Brasileiras. Nos últimos anos as conquistas foram imensuráveis quando a UFBA adotou seu sistema de cotas para o ingresso em seu vestibular. Agora adota o sistema de cotas na Pós-Graduação com a perspectiva de que negros e índios possam acender as carreiras como pesquisadores e pesquisadoras.

A Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura UFBA reuniu seus bolsistas em defesa da Ciência, pelo respeito aos(às) cientistas baianos(as) e brasileiros(as) e por uma ciência cidadã, aberta, inclusiva e popular.

Na Bahia, os resultados de estudos de percepção pública, nos últimos anos, apontam interesse por temas de Ciência e Tecnologia, mas os jovens desconhecem o papel dos pesquisadores e suas contribuições para o desenvolvimento científico no estado. As mulheres, os negros, os índios e demais etnias que compõem o país, têm o direito e a competência de participar destes espaços, ainda dominados por uma minoria de homens e brancos, o que distancia a academia da sociedade e da construção de um pensamento pró-ativo de que todos podem ser cientistas e fazer Ciência.

Nossa luta é por ampliação da participação popular na Ciência, por diversidade de gênero e raça nos espaços de produção científica, por uma Ciência Aberta, Cidadã, Inclusiva e Participativa.

Todos podem fazer Ciência. Você também!

Participe desta Campanha e clique aqui para mais informações de como ser cientista na Bahia. A iniciativa também tem parceria com o projeto Multiciência - Agência de Notícias.



Simone Bortoliero - Coordenadora da Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura
Nádia Conceição - Jornalista responsável (DRT: 3556)